Bem vindos ao novo ano Lectivo 2010/2011

center>
Gifs Animados

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Fruta desconhecida: Pitaia


Hoje a Mariana trouxe-nos uma fruta desconhecida para a sala de aula.
Depois de algum tempo a pesquisar conseguimos descobrir o nome desta fruta: Pitaia





(Todos provamos um bocadinho! Que bom!)



Partilhamos aqui algumas informações que retiramos da internet:

Fruta originária da América Central, mas ainda desconhecida no Brasil, a pitaia pode ser uma fonte de renda alternativa para pequenos produtores de frutas ou para quem tem um espaço extra no quintal.. Ela tem um visual bonito e é usada em drinks e em sorbets", afirma Santos. Por mês, o bufê consome aproximadamente12 quilos de pitaia. Para o chef, haveria até uma demanda maior pelo produto, mas a oferta de pitaia ainda é limitada. 

A pitaia é uma fruta cuja temperatura ideal para o desenvolvimento varia de 18C a 26C. No entanto, ela pode suportar temperaturas mais altas. A fruta tem paladar doce e consistência gelatinosa, sendo comida com colher. Segundo a produtora de Itajobi, o período da colheita se dá entre dezembro e maio. "Estou desenvolvendo um projeto para que ela possa ser colhida o ano todo, como já acontece em Israel e na Tailândia", planeja. Há mais de 40 variedades de pitaia. A coloração da polpa vai do branco ao vermelho mais intenso. Em alguns tipos, a planta se assemelha a uma trepadeira e também pode crescer sobre árvores ou pedras. Em geral, após o terceiro ano -em algumas variedades após o segundo ano-, a fruta está pronta para iniciar a produção. Nesse estágio, a planta mede cerca de dois metros. A recomendação dos agricultores é que sejam empregadas técnicas de irrigação com o gotejamento ou por aspersão.






(cacto pitaia)



7 comentários:

  1. A pitaia é um fruto delicioso. E eu não sabia que se comia as sementes.


    Beijinhos da Mara.

    ResponderEliminar
  2. Ola colegas gostei muito da pitaia.


    Beijinhos da Anita

    ResponderEliminar
  3. Ola colegas e professor eu gotei da pitaia se gostaram boa pra semana trago mais



    Beijinhos da mariana

    ResponderEliminar
  4. ola eu adoro a pitaya, gosto da rosa por fora e branca por dentro e da rosa por fora e vermelha por dentro, beijinhoOoOo

    ResponderEliminar
  5. Eu e meu neto comemos a fruta e conseguimos fazer mudas das sementes, só ñ sabíamos como ela iria ficar depois de crescida.

    ResponderEliminar
  6. Acho linda a fruta pitaya vermelha. Comi pela 1ª vez e gostei muito. Descobri pela Internet os valores nutritivos dela e amei!!!

    ResponderEliminar
  7. Sou de Ctba e estive esse fim de semana em SP na casa do meu sogro, que me ofereceu a tal da Pitaia. Ñ é que é uma delícia mesmo? Comi ela bem geladinha e c/ colher.
    Experimentem!!!

    ResponderEliminar