Nele iremos explorar o conjunto de livros que apresentamos de seguida.
Começamos por reformular o "Aranhograma", elaborado pelo nosso amigo Anton, que por acaso tinha como tema bruxas. Com ele iremos construir um texto com todas as nossas ideias e concepções sobre as bruxas. (posteriormente iremos publicar) Este projecto culminará com a apresentação (exposição) de todos os trabalhos realizados aos colegas da escola.
Mais pormenores sobre o projecto:
Objectivos
- Aprofundar o conhecimento da linguagem escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos, com textos informativos e obras literárias.
- Aprofundar o conhecimento da linguagem escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos, com textos informativos e obras literárias.
Conteúdos
- Leitura.
- Escrita.
- Leitura.
- Escrita.
Anos
3º e 4º.
Tempo estimado
1 mês
Material necessário
Livros de contos sobre bruxas
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecção de contos que tenham bruxas como personagens principais. Durante duas ou três semanas, incorporemos nas actividades permanentes a leitura em voz alta desses textos. Discussão com a turma que sensações despertam e quais relações é possível fazer com contos já conhecidos. Reler trechos para confirmar as interpretações, retomar parte da história ou notar a maneira como o trecho foi escrito. Direccionar a conversa para a bruxa em questão: como é o comportamento dela? Quais suas qualidades e seus defeitos?
2ª etapa
Organização de uma tabela para ficar exposta na sala com três colunas. Nomeação de cada uma delas: título do livro, nome da bruxa e características. A ideia é que as crianças a completem com as informações pedidas ao fim de cada leitura e que você seja o escriba. Colabore para que elas encontrem não só as características descritas mas também as implícitas. Esse quadro também deve ser usado para promover desafios de leitura e de escrita: oriente, por exemplo, que localizem o que está escrito em algum trecho e o copiem.
3ª etapa
Em dupla, os alunos escrevem informações importantes sobre as bruxas, considerando todos os textos lidos. Esse procedimento é próprio de leitores e escritores experientes, que organizam a informação que consideram conveniente registar. São levantadas algumas perguntas que podem ajudar: onde vivem as bruxas? Com quem convivem? Elas se casam? Existem bruxas boas?
4ª etapa
Criação de uma galeria de bruxas para expor à comunidade escolar. Ditado colectivamente sobre o que aprenderam a respeito das bruxas até então. Permita que nesse momento as crianças tenham os contos para consultar e confirmar dados e ver como as informações são escritas.
5ª etapa
Elaboração de um texto, com o foco na descrição de uma bruxa. É importante que antes sejam eleitas as informações para caracterizá-las, como nome, aspecto físico e personalidade. No momento da escrita, deve ser discutido como colocar as informações, quais palavras e expressões usar e pensar em problemas da separação das palavras e, no caso dos alunos alfabéticos, na ortografia. Cada dupla também deve desenhar a bruxa.
6ª etapa
Escolha de alguns textos com problemas de escrita recorrentes - como o escasso uso de recursos descritivos - para discuti-los com a turma. Depois, devolva-os e oriente a revisão. Os alunos das duplas devem alternar para reescrever o texto definitivo. Reunir os trabalhos escritos e as ilustrações e monte a galeria em algum lugar de destaque na escola.
Produto final
Galeria de bruxas.
1ª etapa
Selecção de contos que tenham bruxas como personagens principais. Durante duas ou três semanas, incorporemos nas actividades permanentes a leitura em voz alta desses textos. Discussão com a turma que sensações despertam e quais relações é possível fazer com contos já conhecidos. Reler trechos para confirmar as interpretações, retomar parte da história ou notar a maneira como o trecho foi escrito. Direccionar a conversa para a bruxa em questão: como é o comportamento dela? Quais suas qualidades e seus defeitos?
2ª etapa
Organização de uma tabela para ficar exposta na sala com três colunas. Nomeação de cada uma delas: título do livro, nome da bruxa e características. A ideia é que as crianças a completem com as informações pedidas ao fim de cada leitura e que você seja o escriba. Colabore para que elas encontrem não só as características descritas mas também as implícitas. Esse quadro também deve ser usado para promover desafios de leitura e de escrita: oriente, por exemplo, que localizem o que está escrito em algum trecho e o copiem.
3ª etapa
Em dupla, os alunos escrevem informações importantes sobre as bruxas, considerando todos os textos lidos. Esse procedimento é próprio de leitores e escritores experientes, que organizam a informação que consideram conveniente registar. São levantadas algumas perguntas que podem ajudar: onde vivem as bruxas? Com quem convivem? Elas se casam? Existem bruxas boas?
4ª etapa
Criação de uma galeria de bruxas para expor à comunidade escolar. Ditado colectivamente sobre o que aprenderam a respeito das bruxas até então. Permita que nesse momento as crianças tenham os contos para consultar e confirmar dados e ver como as informações são escritas.
5ª etapa
Elaboração de um texto, com o foco na descrição de uma bruxa. É importante que antes sejam eleitas as informações para caracterizá-las, como nome, aspecto físico e personalidade. No momento da escrita, deve ser discutido como colocar as informações, quais palavras e expressões usar e pensar em problemas da separação das palavras e, no caso dos alunos alfabéticos, na ortografia. Cada dupla também deve desenhar a bruxa.
6ª etapa
Escolha de alguns textos com problemas de escrita recorrentes - como o escasso uso de recursos descritivos - para discuti-los com a turma. Depois, devolva-os e oriente a revisão. Os alunos das duplas devem alternar para reescrever o texto definitivo. Reunir os trabalhos escritos e as ilustrações e monte a galeria em algum lugar de destaque na escola.
Produto final
Galeria de bruxas.
Avaliação
Ao longo do projecto, notar-se-á se os alunos mostram preferências de estilos, autor e temas, relacionam o que estão lendo com outros livros e opinam sobre as obras lidas. No momento da escrita, observaremos o planeamento do texto e se efectuam a revisão.
Fonte:
Projeto didático El Mundo de las Brujas, da Direção Provincial de Educação Primária, da Direção Geral de Cultura e Educação de Buenos Aires, na Argentina.
Projeto didático El Mundo de las Brujas, da Direção Provincial de Educação Primária, da Direção Geral de Cultura e Educação de Buenos Aires, na Argentina.
Sem comentários:
Enviar um comentário