Bem vindos ao novo ano Lectivo 2010/2011

center>
Gifs Animados

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projecto: "Galeria de Bruxas"

Hoje iniciámos um novo projecto: "Galeria de Bruxas" que irá durar até bem perto do Natal.
Nele iremos explorar o conjunto de livros que apresentamos de seguida.




Começamos por reformular  o "Aranhograma", elaborado pelo nosso amigo Anton, que por acaso tinha como tema bruxas. Com ele iremos construir  um texto com todas as nossas ideias e concepções sobre as bruxas. (posteriormente iremos publicar) Este projecto culminará com a apresentação (exposição) de todos os trabalhos realizados aos colegas da escola.



Mais pormenores sobre o projecto:


Bloco de Conteúdo
Língua escrita


Objectivos
- Aprofundar o conhecimento da linguagem escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos, com textos informativos e obras literárias.

Conteúdos
- Leitura.
- Escrita. 

Anos
3º e 4º.

Tempo estimado
1 mês

Material necessário
Livros de contos sobre bruxas
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecção de contos que tenham bruxas como personagens principais. Durante duas ou três semanas, incorporemos nas actividades permanentes a leitura em voz alta desses textos. Discussão com a turma que sensações despertam e quais relações é possível fazer com contos já conhecidos. Reler trechos para confirmar as interpretações, retomar parte da história ou notar a maneira como o trecho foi escrito. Direccionar a conversa para a bruxa em questão: como é o comportamento dela? Quais suas qualidades e seus defeitos?

2ª etapa
Organização de uma tabela para ficar exposta na sala com três colunas. Nomeação de cada uma delas: título do livro, nome da bruxa e características. A ideia é que as crianças a completem com as informações pedidas ao fim de cada leitura e que você seja o escriba. Colabore para que elas encontrem não só as características descritas mas também as implícitas. Esse quadro também deve ser usado para promover desafios de leitura e de escrita: oriente, por exemplo, que localizem o que está escrito em algum trecho e o copiem.

3ª etapa
Em dupla, os alunos escrevem informações importantes sobre as bruxas, considerando todos os textos lidos. Esse procedimento é próprio de leitores e escritores experientes, que organizam a informação que consideram conveniente registar. São levantadas algumas perguntas que podem ajudar: onde vivem as bruxas? Com quem convivem? Elas se casam? Existem bruxas boas?

4ª etapa
Criação de uma galeria de bruxas para expor à comunidade escolar. Ditado colectivamente sobre o que aprenderam a respeito das bruxas até então. Permita que nesse momento as crianças tenham os contos para consultar e confirmar dados e ver como as informações são escritas.

5ª etapa
Elaboração de um texto, com o foco na descrição de uma bruxa. É importante que antes sejam eleitas as informações para caracterizá-las, como nome, aspecto físico e personalidade. No momento da escrita, deve ser discutido como colocar as informações, quais palavras e expressões usar e pensar em problemas da separação das palavras e, no caso dos alunos alfabéticos, na ortografia. Cada dupla também deve desenhar a bruxa.

6ª etapa
Escolha de alguns textos com problemas de escrita recorrentes - como o escasso uso de recursos descritivos - para discuti-los com a turma. Depois, devolva-os e oriente a revisão. Os alunos das duplas devem alternar para reescrever o texto definitivo. Reunir os trabalhos escritos e as ilustrações e monte a galeria em algum lugar de destaque na escola.

Produto final
Galeria de bruxas.

Avaliação
Ao longo do projecto, notar-se-á se os alunos mostram preferências de estilos, autor e temas, relacionam o que estão lendo com outros livros e opinam sobre as obras lidas. No momento da escrita, observaremos o planeamento do texto e se efectuam a revisão.

Fonte:
Projeto didático El Mundo de las Brujas, da Direção Provincial de Educação Primária, da Direção Geral de Cultura e Educação de Buenos Aires, na Argentina.

Iremos dando novidades...

Sem comentários:

Enviar um comentário